Pagamento por aproximação: quais cuidados tomar?
Hoje em dia é possível efetuar o pagamento de suas compras apenas por proximidade. Essa é técnica que traz muita comodidade aos clientes.
Basicamente, o consumidor só precisa encostar seu cartão na maquininha e pronto. O pagamento é computado e não há a necessidade de inserir a senha.
Como funciona o pagamento por aproximação?
Essa modalidade pode ser chamada também de contactless (sem contato) e consiste em efetuar o pagamento sem que seja necessário inserir o cartão na máquina e digitar a senha.
Para que isso seja possível, o cartão precisa ter a tecnologia NFC (Near Field Communication). Ela é responsável por fazer com que cartão e maquininha se comuniquem. Por segurança, a distância entre um e outro precisa ser bem próxima, não mais que 10cm.
Cuidados necessários
Para utilizar a tecnologia com todo cuidado é preciso seguir algumas dicas. Veja:
Confira o valor antes
Antes de aproximar seu cartão da máquina, confira o valor da transação. Isso se faz necessário porque o processo de pagamento é muito rápido.
É importante lembrar que essa modalidade tem o limite de pagamentos em até R$ 200 por compra.
Desative em lugares cheios
A opção do pagamento por proximidade pode ser desativada a qualquer momento. Isso pode ser feito através do aplicativo do seu banco.
A ideia é desativar essa opção quando o cliente estiver em locais muito cheios, como shows, blocos de carnaval, jogos de futebol etc. Caso o cartão seja roubado ou perdido, o consumidor pode ficar mais tranquilo.
Extratos
Fique sempre atento aos extratos de suas compras. Qualquer valor que você não reconheça pode ser questionado junto ao banco. Por isso é importante acessar sua conta sempre que possível.
Deixe as notificações ativadas
Uma boa dica é deixar as notificações do aplicativo sempre ativadas. Qualquer compra feita deve aparecer na tela inicial do seu celular. Isso vai ajudar o cliente a ter um controle maior de quando o cartão é usado.