Pagamento por aproximação: quais cuidados tomar?

Spread the love

Hoje em dia é possível efetuar o pagamento de suas compras apenas por proximidade. Essa é técnica que traz muita comodidade aos clientes.

Basicamente, o consumidor só precisa encostar seu cartão na maquininha e pronto. O pagamento é computado e não há a necessidade de inserir a senha.

Como funciona o pagamento por aproximação?

Essa modalidade pode ser chamada também de contactless (sem contato) e consiste em efetuar o pagamento sem que seja necessário inserir o cartão na máquina e digitar a senha.

Para que isso seja possível, o cartão precisa ter a tecnologia NFC (Near Field Communication). Ela é responsável por fazer com que cartão e maquininha se comuniquem. Por segurança, a distância entre um e outro precisa ser bem próxima, não mais que 10cm.

Cuidados necessários

Para utilizar a tecnologia com todo cuidado é preciso seguir algumas dicas. Veja:

Confira o valor antes

Antes de aproximar seu cartão da máquina, confira o valor da transação. Isso se faz necessário porque o processo de pagamento é muito rápido.

É importante lembrar que essa modalidade tem o limite de pagamentos em até R$ 200 por compra.

Desative em lugares cheios

A opção do pagamento por proximidade pode ser desativada a qualquer momento. Isso pode ser feito através do aplicativo do seu banco.

A ideia é desativar essa opção quando o cliente estiver em locais muito cheios, como shows, blocos de carnaval, jogos de futebol etc. Caso o cartão seja roubado ou perdido, o consumidor pode ficar mais tranquilo.

Extratos

Fique sempre atento aos extratos de suas compras. Qualquer valor que você não reconheça pode ser questionado junto ao banco. Por isso é importante acessar sua conta sempre que possível.

Deixe as notificações ativadas

Uma boa dica é deixar as notificações do aplicativo sempre ativadas. Qualquer compra feita deve aparecer na tela inicial do seu celular. Isso vai ajudar o cliente a ter um controle maior de quando o cartão é usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.