Investimentos

Guia para investir em ações: entenda gráficos e observação de padrões

Olá investidor! Dando continuidade a nosso Guia para investir em ações, vou apresentar mais detalhadamente como interpretar os gráficos na análise técnica. Vamos lá!

Os gráficos são a representação visual das oscilações de preços e é através deles que os analistas técnicos buscam as repetições de padrões.

Os estilos gráficos podem variar, mas os mais utilizados são: de linha, de barra e de velas.

O gráfico de linha é uma representação mais comum a todos nós em representações gráficas e não somente na bolsa de valores.

Nesse gráfico, somente o preço de fechamento é demonstrado. Portanto, ele é a representação da variação dos preços de fechamento de uma ação em determinado período. Na figura abaixo segue o exemplo de um gráfico de linha.

gráfico: guia para investir em ações

O gráfico de barras é visualmente parecido com o gráfico de linhas, mas ele traz mais informações do comportamento da variação de preços. Por exemplo, no tempo gráfico utilizado, uma barra informa o preço de abertura e fechamento daquele período, além dos preços máximos e mínimos.

Para mostrar o preço de abertura, utiliza-se um traço à esquerda e, para o fechamento, um traço à direita, e os extremos para representar a máxima e a mínima. Na figura abaixo, é possível identificar melhor essas informações.

gráfico: guia para investir em ações

Porém, o gráfico mais utilizado na análise técnica é o gráfico de velas, também conhecido como gráfico de candlesticks.

Ele apresenta muitas semelhanças com o gráfico de barras, porém a área entre o preço de abertura e de fechamento é preenchida.

Se, ao final do período, o preço de fechamento da vela for inferior ao preço de abertura, o preenchimento da área será vazio, branco ou vermelho. Se for maior que o preço da abertura, será preenchido, preto ou verde. Para exemplificar melhor, segue abaixo uma demonstração de um gráfico de velas.

gráfico: guia para investir em ações

Guia para investir em ações: Padrões de Figura

Agora que entendemos um pouco mais sobre as representações gráficas e sabemos que o gráfico mais utilizado é o gráfico de velas, por trazer mais informações sobre o comportamento dos preços, podemos identificar alguns padrões de figuras para apoiar as decisões de compra ou venda de uma determinada ação.

Velas de reversão são padrões que, dentro de um contexto, podem confirmar ou sinalizar uma possível reversão de tendência. O “martelo” é um padrão que pode sinalizar uma reversão de baixa para alta.

guia para investir em ações: martelo
Martelo

Já a “estrela cadente” sinaliza uma reversão de um movimento de baixa para alta.

guia para investir em ações: estrela cadente
Estrela cadente

Guia para investir em ações: Suportes e Resistências

O analista técnico está em constante busca de padrões para buscar oportunidades de compra ou venda. Outro padrão bastante utilizado no comportamento dos preços são as regiões de suporte ou resistência.

Essas regiões são identificadas como aquelas em que os preços têm uma dificuldade de ultrapassar. Quando o desafio é romper a região para preços mais altos, dá-se o nome de resistência. A dificuldade de romper a região de preços para patamares inferiores é chamada de suporte.

publicidade

Nessas regiões, notamos uma “disputa” de preços que, quando rompida, uma resistência tende a virar um novo suporte e um suporte tende a virar uma nova resistência. Para ficar mais claro, vamos verificar na figura abaixo uma demonstração desse comportamento.

guia para investir em ações

Linhas de tendência

Quando sistematicamente observamos que as regiões de resistências e suportes estão deslocando os preços para baixo, podemos traçar uma linha de continuidade desse movimento como uma linha de tendência de baixa.

gráfico: guia para investir em ações
Linhas de Tendência de Baixa

 

Caso a observação seja do movimento em que entre os suportes e resistências há um deslocamento de preços para patamares mais altos, podemos traçar uma linha chamada de linha de tendência de alta.

gráfico: guia para investir em ações
Linhas de Tendência de alta

Ao identificar esses movimentos de continuidade, é possível decidir comprar ou vender determinada ação, esperando que o movimento prossiga conforme observado.

Nesse módulo descobrimos como interpretar os desenhos gráficos e como eles auxiliam para efetuar compras e vendas de ações.

No próximo módulo do Guia para investir em ações, vamos aprender sobre os conceitos iniciais de indicadores e como utilizá-los para operar. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *