Quais são as taxas cobradas em um financiamento de automóvel?
Uma das principais dúvidas de quem pretende financiar um automóvel é o quanto será necessário desembolsar no final. Além do valor do veículo, os compradores precisam pagar algumas taxas no financiamento.
Por essa razão é imprescindível fazer muita pesquisa antes de definir em que banco será feito seu financiamento de automóvel. Pensando nisso, vamos falar um pouco mais sobre cada uma das taxas dessa linha de crédito.
Taxas cobradas no financiamento de automóvel
Imposto de Operações Financeiras (IOS)
Esse é um tributo muito conhecido por quem faz financiamento e logo de cara há a cobrança de 0,38 sob o valor financiado. Depois essa taxa é paga anualmente e a porcentagem é de 3%.
Seguro Proteção Financeira (SPF)
Essa cobrança não é obrigatória, mas os bancos podem não aprovar o financiamento do automóvel se o cliente não aceitar. Esse seguro serve para que o proprietário não perca o veículo caso não consiga pagar as parcelas.
Gravame
Esse valor não é repassado ao cliente, mas é cobrado juntamente às outras taxas de juros.
O Gravame é necessário para que haja o registro do financiamento dentro do Detran. Isso é preciso porque o veículo não pode ser vendido enquanto não for quitado, ou seja, o gravame é retirado após o pagamento da última parcela.
Juros remuneratórios
Essa taxa servirá como os ganhos da instituição financeira com o financiamento de automóvel. Cada banco pode estipular o seu valor e isso pode ser visto na negociação do crédito.
Quais taxas não podem mais ser cobradas?
Existem algumas taxas que são consideradas abusivas, mas algumas delas eram permitidas até pouco tempo atrás.
Ao fazer a simulação e até mesmo os primeiros contatos, é mais do que essencial que o cliente verifique tudo que está incluso em seu financiamento.
As taxas que não podem mais ser cobradas são:
-Tarifa de Abertura de Crédito ou Tarifa de Cadastro (TAC)
-Tarifa de Emissão de Boleto (TEB)
-Tarifa de Emissão de Carnê (TEC)
-Tarifa de Serviços de Terceiros
-Tarifa de Registro de Contrato
O mais importante é se atentar a todos os detalhes na hora de contratar o financiamento de automóvel. Com muita pesquisa é possível reduzir o valor total do crédito.