Quais veículos podem ser financiados?

Spread the love

Os bancos permitem o financiamento de automóveis novos e usados. Já com relação aos modelos é possível adquirir veículos leves ou até mesmo utilitários.

A maioria das instituições financiam veículos com data de fabricação de, no máximo, 10 anos. Mas esse dado depende de cada banco e suas regras específicas.

Como funciona o financiamento de veículo?

O financiamento é como um empréstimo pessoal, mas que já tem um destino certo: a compra de um automóvel. Nesse caso, o cliente solicita o valor ao banco, de acordo com o veículo desejado e espera a análise de crédito.

Quais são as opções de financiamento?

Existem três opções disponíveis para quem deseja comprar o próprio veículo. Veja:

Consórcio

Essa é a modalidade mais diferente de financiamento, pois nessa alternativa, pessoas formam grupos de pessoas com a intenção de comprar o mesmo veículo.

Estes grupos são organizados por uma administradora, que acompanha os pagamentos mensais de cada consorciado.

O automóvel só é entregue nas seguintes situações: quando todas as parcelas são quitadas, quando o indivíduo é sorteado e recebe a carta de crédito ou quando vence o leilão.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é o financiamento mais tradicional e, provavelmente, o mais conhecido. Nesse caso o banco fixa uma taxa de juros, que é aplicada ao valor total.
O veículo fica alienado até que seja quitado.

Leasing

Já o leasing funciona como uma espécie de aluguel. O banco empresta o dinheiro para que o cliente compre o veículo, mas o mesmo fica em nome da instituição. Apenas ao fim dos pagamentos é que o bem é transferido para o tomador.

O que é necessário para conseguir um financiamento?

É obrigatório ser maior de 18 anos para conseguir aprovação no financiamento. Mas é importante ressaltar que a maioria das instituições não aprovam a compra para pessoas com menos de 20 anos.

Outro fator relevante é o histórico do cliente. Dificilmente uma instituição irá aprovar o financiamento para quem está com o nome negativado. Além disso, ter um bom score também é importante para a análise de crédito.

Quer saber mais sobre financiamento de veículo? Acesse o nosso blog e leia mais conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.