Caixa cria novas regras para saque-aniversário do FGTS
A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou, no início da semana, que o saque-aniversário do FGTS possui novas regras. Antes, os trabalhadores tinham o direito de antecipar até três parcelas, agora, esse número muda para cinco.
O saque antecipado do FGTS de aniversário é considerado como um empréstimo. Essa modalidade só pode ser solicitada por quem possui saldo nas contas. Além disso, outras condições são impostas para que os trabalhadores tenham acesso a esse dinheiro.
Quais são as novas regras do saque-aniversário do FGTS?
Confira outros requisitos para solicitar esse empréstimo:
- Ser maior de 18 anos;
- Possuir conta bancária na Caixa, seja corrente ou poupança (conta Poupança Digital não é válida);
- Ter optado pelo saque-aniversário e permitir que o banco confira o saldo disponível;
- Estar com o CPF regularizado;
- Ter saldo suficiente para antecipação das parcelas;
- Não ter débitos com a Caixa ou utilizar o empréstimo para quitar dívidas com o banco.
De acordo com a instituição financeira, mais de 2 milhões de pessoas já utilizaram a antecipação do FGTS. Após as novas alterações, a ideia é que esse número cresça.
Condições atuais do empréstimo do FGTS
Aqueles que já são optantes do saque-aniversário do FGTS podem solicitar, no mínimo, R$ 500, desde que haja esse valor disponível em conta.
Outros dois fatores importantes são: as parcelas não podem ser superiores à R$ 300 e o último saque não pode ultrapassar os 999 depois da contratação.
As condições de pagamento costumam ser melhores neste caso, pois o cliente oferece seu FGTS como garantia de pagamento. Atualmente a taxa de juros está em 1,49% ao mês.
Para saber mais sobre todas as condições, o ideal é acessar o aplicativo do Caixa Tem. Através dele é possível saber o valor liberado, a quantidade de parcelas e a taxa de juros praticada.
Os saques podem ser feitos dentro do calendário já estipulado pela Caixa.