Noticías

Decisão do Fomc acontece amanhã e impacta o mundo todo; você sabe o que é o Fomc?

Existe um órgão nos Estados Unidos que é muito parecido com um velho conhecido nosso. Trata-se do Fomc, comitê de política monetária, que aqui pode ser comparado ao Copom. Ambos são comitês e visam ditar aspectos da política monetária nacional. Mas você sabe o que é Fomc e quais suas responsabilidades?

O artigo a seguir detalha com mais precisão o que é esse órgão estadunidense. Ao ler o texto, você verá o conceito, saberá quais são os objetivos das reuniões, como elas acontecem e de que forma as decisões são tomadas.

O que é Fomc?

A sigla quer dizer Federal Open Market Committee, que traduzindo livremente significaria algo como Comitê Federal de Mercado Aberto.

Trata-se de um órgão público ligado ao Federal Reserve, o Fed. Analogamente, o Fed corresponde ao nosso Banco Central do Brasil.

E uma boa forma de entender a atuação do Fomc também é por meio de uma analogia. Se compararmos ao nosso Copom, o Comitê de Política Monetária, teremos uma boa ideia dos objetivos desse órgão dos Estados Unidos.

Assim como o Copom, o Fomc é quem define a taxa básica de juros do país norte-americano. Também no mesmo formato de reunião, seus membros se encontram de tempos em tempos para fazer as avaliações.

São oito reuniões ao longo de um ano, com o objetivo de traçar os melhores rumos para a política monetária do país de forma que o Fed consiga executar um bom controle de aspectos econômicos.

A composição do Fomc talvez seja um dos aspectos mais interessantes a seu respeito. Ao total, são 17 membros participantes, dos quais 12 tem direito a voto.

Entre os que votam, está o mandatário máximo do Fed de New York,  sete conselheiros provenientes do Federal Reserve Board e mais quatro presidentes dos outros Reserve Banks dos 11 restantes.

Quais são os objetivos do Fomc?

O Fomc tem diversas responsabilidades. Contudo, todas elas estão diretamente ligadas a aspectos da política monetária dos Estados Unidos.

Por política monetária entenda-se toda medida que diga respeito ao dinheiro circulante da nação.

Sendo assim, uma das principais tarefas do Fomc é definir três taxas da economia com a intenção de atender a uma política econômica que pode ser expansionista ou contracionista.

No primeiro caso, é preciso aumentar a oferta de dinheiro disponível no mercado. Para isso, as taxas podem ser fixadas em valores mais baixos, pois assim o custo do crédito é reduzido e mais dinheiro circula.

Além disso, os próprios títulos públicos deixam de ser atraentes e o recurso que viria para o estado acaba sendo dispensado no mercado.

No entanto, esse ciclo deve ter fim e isso ocorre geralmente quando o consumo está muito alto e a lei da oferta e procura acaba aumentando a inflação.

Nesses momentos, há nova intervenção do Fomc na economia, por meio da fixação de suas três taxas, normalmente elevando-as.

Isso faz com que o custo do crédito aumente, e ele acaba sendo menos ofertado. Os títulos do governo tornam-se mais atraentes do ponto de vista de rentabilidade e ocorrem mais aplicações nesses papéis.

Nesse momento, a oferta de dinheiro diminui no mercado, causando um movimento de contração da economia.

Para que tudo isso ocorra, o Fomc tem à sua disposição três taxas para serem manipuladas por meio de suas reuniões.

A primeira delas é a taxa básica de juros, que serve para definir o pagamento de juros dos papéis do governo nas operações de captação de dinheiro do mercado, além de regular o custo do crédito no mercado em geral.

A segunda é chamada taxa de redesconto e se refere ao valor cobrado pelo governo para emprestar dinheiro para os ditos bancos comerciais.

Por fim, existe a taxa de depósito compulsório. Ela indica o percentual que deve ser depositado de forma compulsória pelos bancos na forma de reserva financeira de suas operações.

Como são as reuniões do Fomc?

O principal aspecto a ser ressaltado em relação às reuniões do Fomc é a geração de relatórios que antecede cada um dos oito encontros anuais dos membros do comitê.

Os relatórios são específicos e devem abranger os principais aspectos da economia norte-americana. Basicamente são confeccionados três documentos pelas próprias filiais do Fed e distribuídos aos membros antes da reunião.

Um deles é o Beige Book (Livro Bege). Nele, estão contidas as informações setorizadas em relação a cada filial do Fed. Entres os dados contidos, podemos ressaltar a atividade empresarial, eventuais desastres ambientais e dados sobre consumo.

Além disso, há também o Green Book, que versa principalmente sobre projeções econômicas em relação ao mercado financeiro nacional e mundial.

Por fim, o último documento gerado é o Blue Book. Ele indica uma série de medidas que podem ser tomadas, baseando-se exatamente nos outros dois relatórios, servindo de norteador das decisões ao final da reunião.

De que maneira o Fomc elabora suas decisões?

Os relatórios apresentados anteriormente servem para dar subsídios na tomada de decisões em uma reunião do Fomc. No entanto, convém saber de que forma essas decisões são elaboradas.

Isso acontece inicialmente na reunião em si. Nesse momento, todos os membros do comitê entram em discussão, abordando os aspectos contidos nos relatórios e outros mais referentes à economia do país.

Entre os principais tópicos abordados, estão o nível de emprego e produção das fábricas, o estado do setor de construção civil (tanto comercial quanto residencial), mercado de câmbio e investimentos.

Além disso, fala-se também sobre as tendências do mercado de trabalho, no que diz respeito aos salários pagos aos funcionários. Taxas de juros e política fiscal também são debatidos nesse momento.

Após toda essa análise, cada membro do comitê expõe suas considerações para o momento vivido quando da reunião, além de suas perspectivas enxergadas.

Concluída essa parte, chega o momento de fazer as recomendações em relação à política monetária. É quando finalmente os assuntos entram em votação, sendo que 12 dos 17 membros têm esse direito.

Ao final, é feita a contagem dos votos e as decisões podem ser publicadas, aplicando-as à economia norte-americana.

Paulatinamente, ou seja, a cada nova reunião, essas decisões são analisadas em seus efeitos e novos rumos podem ser tomados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *