Investimentos

Com Selic mantida em 13,75%, a poupança vale a pena? Descubra aqui

Com a taxa básica de juros, Selic, mantida em 13,75%, a poupança, modalidade de investimento mais antiga do país, vale a pena?

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a Selic em 13,75% pela quinta vez consecutiva.

O comitê afirmou que segue “vigilante” em relação à inflação e que novas altas não estão descartadas.

Além das implicações naturais na economia, a Selic ainda alta por um bom tempo provoca impacto nos investimentos. Diante desse cenário, muitos se perguntam se a poupança vai ficar interessante. Confira neste artigo.

Poupança vale a pena com a alta da Selic?

São duas as regras de cálculo da poupança:

  • Se a taxa Selic está acima de 8,5%, a poupança rende 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR).
  • Já com a Selic em até 8,5%, o rendimento da poupança é de 70% desta taxa.

Uma vez que a taxa Selic atualmente está em 13,75% ao ano, vale a primeira regra.

Então, embora ainda bastante popular entre os brasileiros, a verdade é que a caderneta de poupança oferece baixo retorno quando comparada com outras aplicações financeiras mais conservadoras, mesmo diante do cenário de alta dos juros.

Avalie você mesmo: a poupança remunera 70% da taxa Selic em um cenário onde a taxa de juros fica inferior a 8,5% ao ano. Em contrapartida, em casos de Selic superior a 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança fica em 6% ao ano.

Logo, qualquer descida ou subida de juros impacta diretamente a poupança. Sendo que, com a Selic subindo, o impacto é positivo, e com ela caindo, negativo.

Inflação é a grande vilã

Acontece que a poupança não tem nenhum mecanismo de proteção contra a inflação. Ao contrário de outros investimentos, como o Tesouro IPCA, que leva em consideração o principal índice que mede a inflação.

Sendo assim, a poupança ainda não é a melhor opção disponível no mercado.

Mesmo com a poupança pagando um pouco mais por conta da subida do juros, existem produtos no mercado que pagam prêmio de 100% da Selic, o que já é superior aos 70% da Selic pagos pela poupança.

Também temos muitos investimentos que pagam a Selic mais um prêmio, por exemplo. Isso sem deixar de levar em consideração o fator segurança, tão buscado pelas pessoas que colocam seu dinheiro na poupança.

É o caso dos títulos do Tesouro Direto. Hoje, existem diversos tipos de títulos, cada um mais indicado para um objetivo de investimento diferente.

No que diz respeito à liquidez, um argumento constantemente utilizado para defender a poupança é a possibilidade de resgate a qualquer momento, enquanto o Tesouro Selic só teria liquidez em D+1 (dia útil seguinte).

Mas vale destacar que essa condição mudou, desde que o Tesouro passou a permitir que o investidor retire o dinheiro no mesmo dia útil para solicitações feitas até às 13h.

Por isso, mais uma vez: mesmo que a poupança entregue uma rentabilidade melhor com a subida do juros, ainda assim ela não se torna atrativa, tendo em vista a comparação com outros produtos disponíveis no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *