Passear com cachorro dá mais dinheiro do que você imagina!
Quem tem um animal de estimação precisa se preocupar em levá-lo para passear algumas vezes por dia ou durante a semana. Mas nem sempre os donos desses bichinhos têm tempo livre para isso – e aí esta uma ótima oportunidade para um trabalho!
Que tal ser a pessoa que leva os cachorros para passear? Na cidade de São Paulo, assim como em outras grandes cidades, essa prática é cada vez mais comum. Então, se você tem um horário flexível para fazer bicos, esta pode ser a sua chance.
Mas como começar?
Você pode espalhar anúncios pelo seu bairro e divulgar o novo trabalho para os vizinhos. Segundo Paulo Carreiro, empresário que fundou a Dogwalker, um caminho é ir até o cliente, ou seja, oferecer o seu serviço em locais onde estão os donos de cachorros, como parques, praças ou clínicas veterinárias.
O bico vale a pena
Paulo contou que ganhava cerca de R$ 200 por mês fazendo um passeio por dia durante todos os dias por semana. E dá a dica: o grande segredo está em conquistar clientes fixos! Dessa forma, o seu bico passa a trazer uma renda previsível para o orçamento.
Ganhe mais com o bico
O último censo realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) apontou um crescimento de 60% na quantidade de cães entre 2002 e 2008 em São Paulo. Só na capital paulista são 2,4 milhões de cachorros e isso mostra o potencial que existe nessa área. Agora, confira quatro dicas para ter sucesso com esse trabalho e aumentar a grana do mês:
1. Divulgação é essencial
Comece espalhando panfletos pelo prédio e pela sua vizinhança. É mais comum as pessoas deixarem os animais com alguém conhecido ou de confiança. Use a criatividade na hora de montar os anúncios. Aposte em cores chamativas como vermelho e azul e ilustrações sobre o serviço de passeio. Deixe em evidência o seu nome, telefone para contato e o porte do cãozinho que você pode levar para passear (em alguns casos, dependendo da sua estatura ou a do cão pode ser complicado fazer o passeio).
Envie um modelo digital do panfleto para os contatos que morem próximo de você nas redes sociais. Também é bacana montar uma fan page para anunciar os passeios com cachorros e com dicas para cuidar do seu pet.
2. Amplie o seu público alvo!
Você pode ser passeador de cães de clientes que têm algum tipo de deficiência ou problema de saúde, afinal eles também precisam de ajuda e podem se interessar por esse tipo de serviço.
3. Escolha um critério e tabele os preços
Pode ser o tempo do passeio, o porte do animal ou o percurso que será feito. Dessa forma, você tem mais controle sobre o seu orçamento.
4. Estabeleça uma rotina
Ao escolher um período do dia e a quantidade de passeios por cliente, você organiza o seu tempo e faz o dia render mais.
Um bico que deu certo
Paulo Carreiro começou neste mercado em 2002. Por ter alguns cachorros, ele ia ao parque com frequência levá-los para um passeio e aproveitava esse momento para conversar com outros donos de animais. Uma destas conhecidas engravidou e pediu para Paulo passear com o cachorro dela durante alguns meses. “Naquele momento eu percebi que isso poderia se tornar um trabalho”, conta o empresário.
Aos poucos, o número de clientes aumentou, então, Paulo dividia o trabalho e o salário com um amigo. “No começo o lucro compensava como uma renda extra, algo na faixa de R$ 200 por mês, sendo que eu trabalhava durante poucas horas, mas em todos os dias da semana”, explica.
Dois anos depois, Paulo estava decidido a ganhar mais neste mercado e, por isso, resolveu investir uma grana e montar uma empresa. Para tornar a sua marca conhecida, ele produziu cartões em uma papelaria, camisetas de divulgação e lançou o site da empresa.
Correr esse risco deu certo! Ele fundou a Dogwalker e, atualmente, tem uma equipe com 12 profissionais treinados e uma creche para os cachorros. “Antes era só um bico, mas hoje eu vivo da renda que eu tenho com a Dogwalker”, comemora Paulo.
E um dos motivos para essa história ter sido um sucesso foi o esforço na divulgação do serviço. “No começo, as pessoas ficavam sabendo do trabalho pela indicação dois outros, então, era uma divulgação boca a boca e isso fazia o serviço se espalhar pelo bairro”, lembra o empresário.
E esta dica simples também pode ser valiosa para você: se quiser tornar seu trabalho conhecido, conte o que está fazendo para todos que conhece!