Investimentos

FIIs e REITs: entenda as diferenças e vantagens de investir

Quando o assunto são investimentos, não é de hoje que o mercado imobiliário é uma das preferências dos brasileiros. Nesse sentido, FIIs e REITs são alternativas interessantes quando não se deseja adquirir um imóvel físico.

Além da simpatia do brasileiro pelos imóveis, ainda há muito potencial de crescimento para os investimentos imobiliários no mercado nacional.

Por aqui, os Fundos Imobiliários (FIIs) movimentam atualmente algo em torno de R$ 120 bilhões. Já nos Estados Unidos, os investimentos nesse mercado são exponencialmente maiores, girando em torno de US$ 1,2 trilhão.

Neste artigo, falaremos sobre as diferenças em relação aos fundos imobiliários do mercado nacional e internacional. Acompanhe!

FIIs e REITs: qual a diferença?

FIIs e Reits são duas formas de investir no mercado imobiliário sem que seja preciso adquirir o bem físico.

A sigla REIT significa Real Estate Investment Trust. Trata-se de um tipo de investimento que funciona por meio de empresas donas de imóveis. O objetivo dessas empresas é gerenciar os imóveis para a obtenção de renda.

O fato desses ativos serem empresas é uma de suas principais diferenças em relação aos fundos imobiliários brasileiros. Isso porque, como empresa, se pode contratar dívidas para a aceleração dos negócios. Por outro lado, essa possibilidade não existe no caso de um FII.

Outro critério que diferencia ambos é a obrigatoriedade de distribuir, no mínimo, 90% do lucro tributável aos acionistas, sob a forma de dividendos. Além disso, pelo menos 75% da receita bruta dos seus negócios devem estar atrelados à atividade imobiliária.

Ainda sobre as regras, essas empresas devem ter um conselho de administradores. Já no primeiro ano, é obrigatório ter, pelo menos, 100 acionistas.

Tipos

Os equity são os que investem em imóveis físicos, equivalentes aos fundos de tijolos brasileiros. Ou seja, a intenção desses ativos é gerar renda com aluguéis ou venda de prédios, galpões logísticos, imóveis residenciais, e assim por diante.

Há também os mortgage, semelhantes aos nossos fundos de papel. Isso significa que eles investem em títulos e recebíveis vinculados ao mercado imobiliário, principalmente atrelados à inflação.

Por fim, temos o tipo hybrid, que investem tanto em móveis físicos quanto em recebíveis vinculados à operações imobiliárias.

Tributação

Essa é mais uma das diferenças que existe entre as duas modalidades. Nesse sentido, os FIIs têm isenção de IR nos dividendos, e sofrem tributação de 20% sobre o lucro na venda das cotas. Já a tributação dos REITs é definida pela legislação norte-americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *