Suas Finanças

Conheça 5 dicas para não perder dinheiro em financeiras

As financeiras são uma opção atrativa para quem precisa de uma grana extra. Afinal, dá para conseguir o dinheiro rapidamente e sem muita complicação. Mas existem algumas armadilhas que podem levar o consumidor a fechar um negócio que, no final das contas, não vai ser bom para o bolso. Veja abaixo como evitar problemas ao contratar empréstimos nas financeiras!

Cinco atitudes para escapar de armadilhas das financeiras

1. Pergunte sempre quanto você vai pagar pelo empréstimo

Informe-se sobre o valor dos juros e das parcelas, e compare-os com o custo em outras financeiras. Se você não fizer isso, pagará muito mais do que deve. O ideal é fazer simulações em pelos menos três locais diferentes para descobrir onde fechará o melhor negócio e não terá riscos de ficar endividado após alguns meses.

Não esqueça de incluir todos os encargos do empréstimo para que você saiba quanto irá pagar no final. Como alguns créditos incluem seguros e tarifas, a dívida com a financeira pode sair mais cara e complicar o orçamento.

2. Negocie a taxa de juros

É possível oferecer uma contraproposta para o valor que está sendo pedido. Se você estiver disposto a negociar, pode conseguir um empréstimo com menos juros, mas, nas financeiras, esses custos tendem a ser mais altos, principalmente nas empresas que fazem empréstimos para negativados.

Quando precisar fazer um empréstimo pessoal, vá primeiros aos bancos que você já possui conta bancária. Eles podem ter um crédito pré-aprovado e facilitar a liberação do empréstimo com taxas mais atrativas.

3. Aceite só o crédito necessário

Contratar um empréstimo requer um bom planejamento, porque trata-se de uma dívida que deverá ser paga dentro de um determinado prazo. Uma das etapas fundamentais é identificar o valor necessário para cobrir as contas atrasadas e demais cobranças pendentes.

As financeiras podem oferecer mais dinheiro do que você precisa, mas não se esqueça que, quanto maior o valor que você pega, mais você gasta em juros. Por isso, leve em conta apenas a quantia que será necessária para você resolver os seus problemas. Tenha controle e evite fazer maiores dívidas.

4. Não caia na pressão das financeiras

São falsas as ofertas indicando que aquelas condições do empréstimo valem apenas naquele dia e, por isso, é necessário fechar o negócio imediatamente! Veja qual será o preço final que você pagará para a financeira e compare-o com de outras instituições, que podem ser mais baratas. Feche o negócio apenas quanto tiver certeza!

Fique atento! Ao solicitar uma simulação de crédito em uma empresa, você não é obrigado a contratar o serviço com ela. Não se sinta mal em sair do local e nem pressionado a fechar negócio com a financeira. Tenha em mente de que a dívida será apenas sua e, se você não estiver de acordo com as condições, evite assinar qualquer documento ou contrato.

5. Nunca assine o contrato sem ler

Esta é a dica mais importante: nunca assine o contrato antes de ler tudo com calma. No documento, todas as informações sobre valores, taxas e prazos estarão registradas. A assinatura do contrato confirma que você leu e está de acordo com a contratação e os termos gerais do crédito. Portanto, leia atentamente o contrato do empréstimo e só assine-o se concordar com todas as cláusulas da proposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *