Uncategorized

CPI dos EUA sobe 0,1%, abaixo do esperado

CPI dos EUA, que é o Índice de Preços ao Consumidor norte-americano, registrou leve alta de 0,1% em março. O resultado ficou pouco abaixo do esperado, que era de 0,2%. No mês passado, o indicador inflacionário havia ficado em 0,5%.

Nos últimos 12 meses, encerrados em março, o índice ficou em 5% ante 6% em fevereiro. A mediana apontava para 5,2%. O núcleo da inflação ficou em 0,4%, em linha com o consenso. No mês anterior, o núcleo da CPI havia registrado 0,5%.

O CPI dos EUA é um dos dados esperados pelo Federal Reserve (Fed) para as decisões sobre taxa de juros no país. A próxima reunião do Fomc ocorre nos dias 2 e 3 de maio. Na última reunião, o comitê norte-americano subiu os juros em 0,25%.

CPI dos EUA: grupo alimentos fica inalterado e energia cai 3,5%

O grupo alimentos ficou inalterado em março e o item alimentação no domicílio caiu 0,3% no mês, sendo a primeira queda desde setembro de 2020. Três dos seis principais itens de alimentos de supermercados diminuiu ao longo do mês, sendo que carnes, aves, peixes e ovos caíram 1,4% em março, enquanto o item ovos caiu 10,9 por cento. Frutas e legumes caiu 1,3 por cento ao longo do mês, e o índice de laticínios e produtos relacionados caiu 0,1 por cento.

Já o grupo energia caiu 3,5% em março, após cair 0,6% em fevereiro. O item gasolina caiu 4,6% em março, após um aumento de 1,0% no mês anterior. Em energia, gás natural caiu 7,1% em relação no mês, após uma queda de 8,0% em fevereiro. Já energia elétrica eletricidade caiu 0,7% por cento em março, sendo a maior retração nesse item desde janeiro de 2021.

Pré-mercado acelera alta após divulgação

Com o resultado do CPI vindo abaixo da projeção, o pré-mercado da bolsa de Nova York acelerou. O Dow Jones subia 0,63%; o S&P 500 registra elevação de 0,80%; e a Nasdaq tem variação positiva de 1,05%.

Tá, e aí?Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset

Stephan Kautz, economista-chefe da EQI Asset, avaliou que os dados do CPI dos EUA indicam bons números, mas precisam ser confirmados por outros indicadores para que seja necessário permitir ao Federal Reserve (Fed) pensar em encerrar o ciclo de alta dos juros.

Para Kautz, os dados consolidados foram uma surpresa, pois vieram abaixo do consenso. E vê sinais positivos no segmento de serviços, que registrou uma desaceleração em seu núcleo. “E olhando a parte de housing – relacionada a alugéis – finalmente há sinais de melhoras”, avaliou o economista-chefe.

No entanto, ele avaliou também que, se avaliar a média móvel anualizada, esta ainda está vindo o dobro da meta estabelecida pelo Fed e os componentes permanecem ainda em patamares elevados, apesar da melhora dos números.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *