Suas Finanças

Boletim Focus: por que acompanhar este relatório do Banco Central?

Após o respiro do final de semana, segunda-feira é dia de retomar as atividades. E no mercado financeiro não poderia ser diferente. Semanalmente o Banco Central divulga o Boletim Focus, ou Relatório Focus, como também é conhecido.

De forma geral, o relatório resume as projeções do mercado para a economia a partir da análise de indicadores macroeconômicos como IPCA, IGPM, câmbio, taxa de crescimento do PIB e a taxa Selic.

Um dos fundamentos básicos para investir com potencial de retorno e segurança, é sempre manter os estudos atualizados e estar sempre atento às informações sobre a economia que afeta o mercado financeiro.

Em nosso post de hoje, descubra todos os detalhes do Boletim Focus e como esse relatório pode auxiliar em suas tomadas de decisões.


 

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório de mercado emitido pelo Banco Central do Brasil, órgão regulador e supervisor do sistema financeiro nacional. Mostra as projeções de alguns indicadores importantes para a economia brasileira, para os próximos anos, como, por exemplo, índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros.

A divulgação ocorre semanalmente, toda segunda-feira, e as estatísticas são calculadas considerando as expectativas do mercado coletadas até a sexta-feira anterior. Essas projeções são feitas de acordo com pesquisas de mercado, onde traz uma mediana com as expectativas do mercado. Através dele que são tomadas as decisões de política monetária de nosso país.

Por norma, esse relatório traz as expectativas dos próximos quatro anos. Os números divulgados nele representam os níveis de indicadores para os finais de cada ano. Esses valores podem mudar a cada semana, a depender das expectativas de mercado. Basicamente é feita uma pesquisa com várias instituições financeiras onde seus analistas revelam suas projeções, e, diante desses dados coletados, realizam uma mediana para chegar a um consenso.

Abaixo vemos uma imagem de como é o Boletim Focus, além de apresentarmos com mais detalhes alguns dos principais indicadores que o Focus apresenta.

Além de trazer as expectativas de hoje com relação ao final do ano, também podemos ver os dados divulgados há 4 semanas e também de 1 semana atrás para realizar comparações e entender o sentimento das instituições com relação à economia. Também traz o comportamento dos indicadores desde o relatório anterior, sendo de aumento, diminuição ou estabilidade dos valores e também em quantas semanas consecutivas que está apresentando esse comportamento, visto na coluna Comp. semanal. Inclusive, é divulgado a quantidade de instituições que responderam nos últimos trinta dias, visto na coluna Resp.


Principais indicadores:

Quando abrimos o relatório, nos deparamos com vários indicadores anexados. São eles: IPCA, PIB Total, Câmbio, Selic, IGP-M, IPCA Administrativos, Conta Corrente, Balança Comercial, Investimento direto no país, Dívida Líquida do setor público, Resultado Primário, e Resultado Nominal. Cada um tem sua importância para a economia, mas concentraremos apenas em quatro que podem ser essenciais e que devemos acompanhar.

  • IPCA

O IPCA, conhecido como Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é a mensuração da inflação. Esse índice é calculado pelo IBGE, em famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos residentes nas áreas das regiões metropolitanas de algumas cidades do país.

  • PIB

O PIB, Produto Interno Bruto, é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um determinado país, estado ou cidade, geralmente em um ano. São considerados na fórmula: consumo privado, total de investimentos realizados, gastos governamentais e a diferença das exportações com as importações. Representa o crescimento do país.

  • Câmbio 

O Câmbio é uma operação onde se realiza a troca de moedas de um país por a de outro país, com o objetivo de facilitar a transação entre eles. No caso do Focus, o real é colocado em frente ao dólar. O Bacen mensura o valor através das negociações de oferta e demanda durante o dia.

  • Selic

A Selic é a taxa básica de juros do Brasil definida pelo COPOM, Comitê de Política Monetária, em suas reuniões a cada 45 dias. É o instrumento de política monetária mais eficaz, segundo o BACEN, para controle da inflação em seu modelo expansionista ou contracionista.


Por que acompanhar o Boletim Focus?

Até aqui você observou o conceito de Boletim Focus e seus principais indicadores com as expectativas do mercado. Mas, afinal, por que acompanhar com certa frequência isso?

O Focus pode ser muito importante para sua rotina e importante instrumento para tomada de decisão em seus investimentos. Com esses dados em mãos, terá uma noção maior das projeções da economia para os próximos anos.

Conhecendo os dados das expectativas da Selic e IPCA, pode levar a tomar melhores decisões em quais tipos de títulos de renda fixa realizar investimentos, além de observar possíveis proteções contra as oscilações deles. Por outro lado, também beneficia aqueles que querem tomar empréstimos ou financiamentos.

O câmbio pode prestar para ter uma noção da expectativa do real frente ao dólar nos próximos anos. Isso ajuda em questão daqueles que realizam negociações com frequência nesse mercado tanto nas exportações, como nas importações ou para quem realiza operações.

O PIB mostra o possível desenvolvimento da economia e demonstra se o mercado está aquecido ou desaquecido. Também pode dar indícios de recessão, eventualmente.

Conclusão

Como observamos no decorrer do nosso post de hoje, existem diversas análises que podem ser elaboradas a partir do Boletim Focus do Banco Central. Portanto, o acompanhamento desse relatório é de extrema importância no momento de efetuar a escolha correta para o seu portfólio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *