InvestimentosSuas Finanças

Saiba quais são as 8 principais características de um investidor de sucesso!

Quando se dá os primeiros passos no universo dos investimentos, é comum se inspirar em um investidor de sucesso. Mas o que faz alguém ser bem-sucedido em seus aportes? Na verdade, existem algumas características que tornam esses indivíduos mais predispostos à prosperidade.

Felizmente, essas capacidades podem ser desenvolvidas por você. Assim, é possível aproveitar a experiência de grandes investidores para alocar recursos e construir o seu patrimônio.

Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e confira as 8 principais características de um investidor de sucesso!

1. Ser paciente

A primeira característica comum em grandes investidores é a paciência. Isso porque todo investimento precisa de uma boa análise antes da tomada de decisão.

Além disso, há alternativas que demandam serenidade para atingir bons resultados, especialmente quando é preciso aguardar o longo prazo para ter retorno. Nesses casos, agir por impulso pode prejudicar a estratégia.

2. Saber fazer análises

Os números fazem parte do dia a dia do investidor, seja para analisar as vantagens de um aporte ou para mensurar seus resultados. Dessa maneira, pode ser interessante entender o básico da contabilidade e da leitura de balanços — especialmente se você se interessa por investimentos de renda variável.

Não é necessário ser um expert nas ciências exatas, mas é importante saber lidar com indicadores e interpretá-los. Além disso, se você tem interesse em fazer especulação, conhecer a análise técnica é fundamental — e pode fazer a diferença em suas operações.

3. Entender como gerenciar os riscos

O gerenciamento de riscos é uma capacidade muito importante para um investidor de sucesso. Ela consiste em manejar a carteira de investimentos para diluir os riscos e potencializar as oportunidades de rendimento.

Para isso, é comum utilizar a diversificação de carteira. Ela se baseia em expor o portfólio a investimentos, riscos e setores variados. Assim, caso um investimento não tenha uma boa performance naquele período, os demais aportes podem suavizar as perdas.

4. Ter uma estratégia bem definida

A habilidade de desenvolver uma estratégia, respeitá-la e saber lidar com ela é uma das características de um investidor de sucesso. Para tanto, é necessário observar dois pontos principais: o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

O primeiro é pautado na tolerância aos riscos e ajuda a entender em quais classes de investimento e mercados faz mais sentido você investir. Na prática, existem três tipos de perfil de investidor.

São eles:

  •  conservador: dá preferência a investimentos mais seguros, mesmo que a rentabilidade seja menor;
  •  moderado: busca maior segurança, mas é mais flexível em prol de um retorno mais atrativo;
  •  arrojado: mantém parte do seu patrimônio em segurança, mas se arrisca mais em busca de maior rentabilidade.

Após entender qual é o seu perfil de investidor, você deve estabelecer objetivos para os seus investimentos. Isso é fundamental para elaborar uma estratégia de aportes. Afinal, cada alternativa tende a se encaixar melhor para determinados perfis e objetivos.

Por exemplo, para montar uma reserva de emergência, que é um montante para ser usado em situações imprevistas, é necessário que o investimento tenha alta liquidez e maior segurança. Isso porque você pode precisar do montante a qualquer momento e não pode arriscar perdê-lo.

Portanto, as alternativas de renda fixa com liquidez diária tendem a ser mais utilizadas para essa finalidade. Já objetivos de longo prazo, como a aposentadoria, costumam permitir mais riscos e menor liquidez.

Sendo assim, não deixe de definir a sua estratégia considerando as suas necessidades. Em complemento, adote medidas para gerenciar os riscos da sua carteira e tenha paciência para seguir as suas definições.

5. Manter o foco

É comum que investidores iniciantes se deslumbrem com as diversas possibilidades de investimentos e queiram mudar a estratégia à medida que descobrem uma nova oportunidade. Entretanto, o foco é uma característica marcante dos investidores de sucesso.

Quem é mais bem-sucedido em suas alocações costuma estar focado em seus investimentos atuais e dar um passo de cada vez. Portanto, vale se dedicar às suas estratégias pelo tempo planejado — evitando se distrair com alternativas aparentemente mais vantajosas, mas que podem desviar você de seus objetivos.

6. Aprender sempre

Mesmo com um desempenho positivo, um investidor de sucesso não acredita que sabe tudo sobre investimentos. O mercado é muito dinâmico, sofrendo variações com frequência — principalmente na renda variável. Logo, sempre existem oportunidades para aprender mais sobre ativos, aplicações, veículos de investimentos etc.

Nesse cenário, um investidor inteligente separa um tempo para estudar e aprofundar os seus conhecimentos. Essa pode ser a chave para trilhar um caminho de sucesso nos investimentos.

Outro tipo de aprendizado importante que você deve ter para ser bem-sucedido nos investimentos pode ser obtido com os erros. Até mesmo os maiores investidores cometem falhas, mas o que os tornam grandes é a rapidez com que transformam esses enganos em aprendizado e experiência.

Então aproveite eventuais falhas ao longo do caminho para rever sua metodologia de investimentos, estudar as possibilidades de melhorias e aprender cada vez mais.

7. Ser persistente

A persistência de um investidor é o que o mantém em um investimento, mesmo que esteja em prejuízo no momento, por exemplo. Isso porque, por meio de estudos e análises, ele sabe que se persistir em sua estratégia poderá colher os frutos no futuro.

Trocar de estratégia a qualquer sinal negativo ou possíveis vantagens maiores em outra alternativa impede o amadurecimento da sua metodologia para gerar resultados. Por essa razão, é imprescindível saber identificar o momento de abandonar ou persistir em um plano.

8. Ter disciplina

A disciplina é uma das características mais marcantes de um investidor de sucesso. Não é incomum investidores principiantes se encantarem com os ganhos e preferirem gastá-los do que reinvestir. Ou ainda, desistirem dos investimentos por não terem o resultado esperado de forma imediata.

Já os investidores mais experientes e bem-sucedidos são mais rigorosos com suas estratégias, buscando construir e multiplicar o seu patrimônio. Para isso, é importante manter os aportes frequentes e ter disciplina.

Um método usado por muitos investidores bem-sucedidos é não esperar ter rendimento ou sobrar dinheiro para investir. Na verdade, eles tratam os seus investimentos como qualquer outro compromisso financeiro, fazendo os seus aportes mensalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *