Como dar entrada em um benefício do INSS: entenda

Spread the love

Para solicitar um dos vários benefícios do INSS, os contribuintes devem se dirigir até uma agência da Previdência Social, ou fazer o pedido online pelo portal Meu INSS. Confira agora como fazer esses procedimentos e acompanhar a sua solicitação.

Solicitação de benefício INSS

Há duas maneiras de fazer a solicitação de um benefício previdenciário: indo até uma agência da Previdência Social, ou online, pelo Meu INSS. A segunda opção é a mais indicada, pois evita que o interessado tenha que sair de casa e enfrentar filas.

Pelo Meu INSS

Pelo portal do Meu INSS, a solicitação é simples e rápida. Acompanhe o passo a passo.

Passo 1. Acesse o seu perfil no Meu INSS. Caso você ainda não tenha se cadastrado, aprenda neste passo a passo a se cadastrar no portal.

Passo 2. Na página principal, passe o mouse sobre a guia “Serviços”, na parte superior da tela, e depois sobre “Benefícios”.

Passo 3. Para dar entrada em um dos benefícios, basta clicar sobre ele. Para solicitar a aposentadoria, por exemplo, clique em “Aposentadoria”, depois selecione a opção de acordo com o seu perfil e dê continuidade no processo seguindo as instruções do próprio portal, respondendo as questões corretamente e enviando os documentos necessários.

Já se você precisa solicitar o auxílio-doença, clique em “Auxílio-doença” e em “Agendar perícia”. Se este é o seu primeiro requerimento, clique em “Perícia inicial”. Mas se você já recebe o benefício e precisa recebê-lo por mais tempo, clique em “Perícia de prorrogação”. Assim, você deverá dar continuidade no processo conforme as instruções do portal para agendar o exame necessário para o requerimento.

Esses passos também devem ser feitos para a solicitação de salário-maternidade ou pensão.

Passo 4. Para solicitação de outros benefícios que não apareceram nos passos anteriores, passe o mouse novamente sobre “Serviços” e depois em “Outros benefícios”.

Passo 5. Assim, clique sobre o benefício desejado, selecione a opção de acordo com o seu perfil (rural ou urbano) e faça o requerimento de acordo com as instruções que aparecerem na tela.

Na agência da Previdência Social

Caso você não consiga fazer a solicitação online ou prefira fazer presencialmente, você terá que agendar um atendimento em uma das unidades do INSS e levar os documentos necessários para o requerimento. Para fazer o agendamento, acesse o seu perfil no Meu INSS e clique em “Agendamentos/Solicitações”.

Clique em “Novo requerimento” e depois no serviço que você quer agendar. Não esqueça de conferir a lista de documentos necessários para o benefício que você precisa. Você pode conferir abaixo:

  • Aposentadoria;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão Urbano;
  • Pensão por morte.

O agendamento também pode ser feito por telefone. Basta ligar no 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, e agendar um horário.

Além disso, para saber qual é a unidade mais próxima da sua casa, clique em “Encontre uma agência”, na parte superior da página principal do seu perfil no Meu INSS e digite o seu CEP ou endereço.

Acompanhamento de solicitação

Depois de já ter solicitado o seu benefício, seja online ou presencialmente, você pode acompanhar o andamento da sua solicitação pelo Meu INSS. Para isso, acesse o seu perfil no portal e clique em “Agendamento/Solicitações”. Na página seguinte, você poderá ver quais são os seus requerimentos e saber em qual situação eles estão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.