Suas Finanças

Como ganhar dinheiro trabalhando em casa: 6 dicas para melhorar o home office

Trabalhar em home office, ou seja, de casa, é o desejo de muitas pessoas. Ficar no conforto de casa ao invés de perder horas no transporte para outro lugar, e ainda ganhar dinheiro dessa forma é uma ideia atraente, principalmente se feita corretamente.

Há muitas pessoas que conseguem fazer a sua renda mensal completa apenas trabalhando em casa, no entanto, é importante saber que são necessários alguns cuidados para que esta maneira de trabalhar não te prejudique.

Veja agora 6 dicas para melhorar o home office e ter boas condições para gerar renda trabalhando em casa.

1. Tenha um espaço para o trabalho

Um dos benefícios do home office é ter o conforto de casa o tempo todo. No entanto, isso não significa que você deve passar as horas de trabalho no sofá ou até mesmo na cama. O ideal é que você tenha um ambiente específico para o seu trabalho, para que você consiga separar as coisas.

Se possível, separe uma mesa e uma cadeira para você trabalhar, o que te ajuda a ter mais concentração e também a manter a sua postura. Assim, fica mais fácil identificar quando você está realmente trabalhando e quando você está no seu tempo livre, sem confundir as coisas.

2. Seja disciplinado

Quando você trabalha em casa, há inúmeras coisas que podem tirar a sua atenção, como o sono, a televisão, o próprio celular, entre outras coisas. Por isso, se você pretende fazer home office para ganhar dinheiro trabalhando de casa, saiba que é fundamental ter disciplina, cumprindo os horários estabelecidos e sabendo separar o horário de trabalhar e o horário de descansar.

Portanto, procure não confundir as tarefas domésticas com o seu período de trabalho. Se for preciso, acorde um pouco mais cedo para realizar as atividades que você precisa, como lavar roupa, limpar a casa, entre outras coisas, ou deixe essas tarefas para o final do dia, para que você não use o tempo que deveria estar trabalhando para isso.

3. Evite distrações

Semelhante à segunda etapa, evitar distrações é essencial para que você consiga ser produtivo no seu trabalho e realizar tudo o que você planejou no começo do dia ou semana. Seja disciplinado e não se distraia com outras coisas, como ficar mexendo no celular, vendo outros sites no computador, conversar com outros moradores da sua casa, coisas assim.

Ter um ambiente específico para trabalhar em home office pode ajudar, uma vez que você vai para lá apenas para fazer o seu trabalho. No caso, não deixe lá coisas que possam te distrair, como jogos ou algum passatempo que você goste.

4. Estabeleça horários

Não é porque você está trabalhando de casa que vai trabalhar o tempo todo, ou ainda, não trabalhar em tempo nenhum. Estabelecer horários ajuda a ter disciplina e também a ter mais proveito no trabalho. Defina um horário para começar e um horário para terminar, e procure respeitá-los.

Se em alguns dias você se atrasar, não se preocupe, porém, lembre-se de que não é o ideal. Além disso, você também pode definir horários que sejam bons para a sua rotina. Se você está trabalhando por conta, estabeleça o horário que é melhor para você, principalmente se há algum período no dia no qual você acredite ser mais produtivo do que em outros.

Vale lembrar que, ao mesmo tempo que é importante começar no horário definido, também é bom parar no horário definido. O descanso também faz parte, e se você não conseguir descansar direito, o seu trabalho pode ser afetado negativamente.

5. Se arrume para trabalhar

Por mais que você vá ficar o dia todo em casa, evite sair da cama e ir direto para o home office. Antes disso, o simples trocar de roupa ou até mesmo um banho fazem a diferença, pois indicam uma mudança – você está saindo da rotina caseira para ir para a rotina de trabalho.

Não se preocupe em se arrumar muito, como se você realmente fosse sair pra ir trabalhar em um espaço externo, porém, evite ficar de pijama ou de outras maneiras que as pessoas costumam ficar quando estão no seu tempo livre.

6. Informe os outros moradores que você está trabalhando

Tão essencial quanto as outras etapas, é muito importante que as outras pessoas que moram com você saibam que você não está simplesmente ocupado, mas que você está trabalhando efetivamente, e, por isso, precisa de concentração.

Não deixe de falar para eles que você está em horário de trabalho e peça para que eles evitem te interromper, buscando não atrapalhar o seu raciocínio ou, ainda, interromper uma reunião da qual você está participando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *