Cartões

Apple lança função para desbancar máquinas de cartão

Na última terça-feira (8) a Apple anunciou a criação de uma nova ferramenta para o Iphone, o Tap To Pay. Essa nova funcionalidade promete fazer com que o aparelho se torne uma máquina de cartão.

Os pagamentos poderão ser feitos através de cartões ou outros dispositivos NFC. Para isso será necessário apenas aproximar o cartão no Iphone. Serão aceitos pagamentos em débito ou crédito.

A princípio a novidade estará disponível apenas nos Estados Unidos. Dessa forma, comerciantes do país poderão aceitar os pagamentos por meio de aproximação. Assim, as máquinas de cartão não serão necessárias para estas transações.

Para ter acesso à função é preciso que o usuário faça o download de um aplicativo IOS, desde que ele seja compatível com os Iphones XS ou com modelos lançados depois.

Segurança da ferramenta Tap To Pay

Uma das grandes preocupações de quem pretende utilizar a nova função é a segurança.

De acordo com a empresa, a tecnologia utilizada no Tap To Pay será a mesma já usada na Apple Pay. Nesse caso, todas as transações são criptografadas e os dados dos clientes ficam protegidos.

Ainda não existem mais detalhes por se tratar de uma funcionalidade recente e que ainda está em processo de implantação.

O futuro das máquinas de cartão

Desde a chegada do PIX, em novembro de 2020, o futuro das máquinas de cartão tem sido discutido. Muitas pessoas se questionam até quando será necessário utilizar esse equipamento para pagamentos em cartão de crédito ou débito.

Ainda não é possível afirmar que as máquinas não serão mais necessárias, mas os impactos já podem ser vistos nos últimos 15 meses. Entre as principais mudanças estão:

  • mais pagamentos feitos através do QR Code;
  • mais comprar online através do QR Code ou chave PIX;
  • diminuição nos pagamentos através da função débito.

Existe a tendência na redução do uso de dinheiro em espécie, porém a nova função, PIX Saque no Varejo pode atrasar isso um pouco.

Quer saber mais novidades sobre máquinas de cartão? Continue em nosso portal e leia mais conteúdos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *